Estratégias de aprendizagem ativa
Aprender pode ser difícil, mas não precisa ser maçante. Uma ampla pesquisa mostra que existem maneiras melhores de estudar, não apenas para passar no teste, mas para criar um entendimento profundo.
Abaixo estão algumas estratégias essenciais que você deve manter em mente sempre que precisar aprender algo importante.
Pratique nas perguntas do teste
Todas as habilidades dependem da prática. O mesmo ocorre com a memória. Se quiser se lembrar de algo, você precisa praticar a lembrança, não apenas olhar para ele.
A prática de recuperação – onde você fecha o livro e tenta relembrar o que aprendeu sem olhar para ele – é uma das técnicas de estudo mais eficazes.
Exponha-se várias vezes às mesmas informações
Se a primeira chave para o aprendizado é a prática, a segunda é a repetição. As memórias tendem a diminuir em força com o tempo, rapidamente no início e mais gradualmente depois. Isso é conhecido como a curva do esquecimento, e sua erosão implacável de nossa memória é a ruína de todos os alunos.
No entanto, existe uma estratégia que faz com que as memórias sejam retidas por mais tempo – espalhando sua exposição ao longo do tempo. Se você puder ser exposto a um fato, ideia ou procedimento várias vezes, você o reterá por muito mais tempo se experimentar apenas uma vez. Ainda melhor se essas exposições forem distribuídas por semanas em vez de apenas horas.
Faça exercícios básicos até que sejam automáticos
Habilidades complexas são construídas com partes mais simples. Futebol é chutar, passar e driblar. Desenho é proporções, iluminação e linhas. Matemática é adição, multiplicação, álgebra e muito mais.
Sempre que você estiver tendo dificuldade para aprender alguma coisa, sempre pergunte se você domina o básico. Os sentimentos de inadequação que frustram habilidades mais difíceis muitas vezes podem ser remediados consertando a base.
Teste seu conhecimento antes de estar “pronto”
A maioria dos alunos sabe que eventualmente precisam se testar sobre o que aprenderam, se quiserem aprender profundamente. Mas muitos acham que ainda não estão “prontos” para este estágio, então eles preferem reler suas notas no início.
A regra deve ser testar a si mesmo antes de se sentir pronto. Quanto mais você conseguir deixar de lado a sensação de que precisa se sair bem nas primeiras tentativas de prática, melhor aprenderá.
Diminua a velocidade para entender melhor
Poucas coisas são mais frustrantes do que deixar uma palestra com a sensação de “hein?” Você sabe que precisa entender para continuar, mas o quadro geral foge de você. Se você precisar juntar uma dúzia de peças diferentes para entender uma ideia, então, você estará desesperadamente perdido.
A solução é desacelerar as coisas. Escreva o que você está tentando aprender em um pedaço de papel e repasse cada frase ou etapa de um cálculo um de cada vez. Ao transferir parte do problema para o papel, você pode liberar espaço na memória de trabalho para ver a conexão necessária.
Seja claro sobre o que o confunde
Se você desacelerou as coisas e ainda está preso … e então? Nesse caso, você precisa inverter o problema. Em vez de tentar entender a ideia de uma vez, você precisa se perguntar o que está faltando para entendê-la.
Pegue um problema matemático complicado que você não entende. Experimente percorrer cada etapa do cálculo. Em que linha de derivação as coisas não fazem sentido para você? Esses podem ser pontos onde um conceito estava sendo aplicado e o professor presumiu que você entendeu. Pode ser duas ou três etapas comprimidas de forma confusa em uma. Em qualquer dos casos, agora você tem uma pergunta muito mais específica a fazer – e a resposta tem muito mais chance de resolver sua confusão.
Nunca faça multitarefa
Multitarefa é um nome impróprio. Na verdade, nunca estamos fazendo duas coisas ao mesmo tempo. Em vez disso, quando realizamos várias tarefas, estamos alternando rapidamente entre as tarefas em nossas mentes.
As soluções óbvias são silenciar o telefone, desligar o e-mail e remover distrações barulhentas. Músicas com letras devem ser evitadas, pois ocupam espaço em nossa memória de trabalho dedicada ao processamento da linguagem. Música instrumental se sai melhor, mas silenciosa (se o silêncio for impossível) se sai ainda melhor.
Finja que ensina
O professor geralmente aprende mais do que o aluno. Ensinar algo, mesmo que seja apenas fingindo, o obriga a confrontar o que você sabe e o que não sabe.
Colocar algo em suas próprias palavras verifica se você realmente entendeu ou está apenas memorizando uma definição. Criar analogias que ajude outra pessoa a aprender ajuda a descobrir se você tem uma boa imagem de como as coisas funcionam. Mostrar como resolver um problema deixa claro que você o dominou.
Ensinar algo combina muitas das técnicas mencionadas anteriormente. Se você fizer isso com o livro fechado, é uma forma de prática de recuperação. Força você a dominar o básico, diminuir o ritmo para lidar com suas próprias confusões e fornecer feedback. Além do mais, uma vez que o objetivo de muito aprendizado é sair com um entendimento profundo, ser capaz de ensinar algo muitas vezes é a coisa real que importa. Se você puder compartilhar uma ideia, pode ter certeza de que ela não ficará guardada em um canto empoeirado e não utilizado de sua mente.
Encontre o seu motivo para estar interessado
O interesse genuíno não pode ser fingido, mas pode ser fomentado. As ideias são frequentemente apresentadas de forma destacada nas aulas. Sua história, quando eles estavam atormentando quebra-cabeças, não apenas fatos estabelecidos, e suas aplicações futuras são frequentemente omitidas para economizar tempo. Se você encontrar um motivo para se interessar pelo insight e não apenas pela nota, muitas vezes acabará com os dois.
Conclusão
- Toda a habilidade depende da prática.
- Se exponha várias vezes às mesmas informações.
- Faça exercícios básicos até que sejam automáticos.
- Teste seu conhecimento antes de se sentir pronto.
- Para entender melhor, diminua o ritmo.
- Tente ser claro sobre o assunto que o confunde
- Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo.
- Finja que está ensinando o conteúdo a alguém.
- Encontre o seu motivo para estar interessado.