Os participantes compreenderão melhor as perspectivas e sentimentos uns dos outros no contexto de pessoas que compartilham informações pessoais online.
Tempo estimado: | 55 minutos
|
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 11-18 anos |
Notas: | 6ª a 12ª série |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline. |
Áreas: | Área principal: Comportamento Positivo / Respeitoso Áreas adicionais: Privacidade e reputação, segurança e bem-estar |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Respeito e limites
- [Um por participante] Apostila: Como compreender e respeitar os sentimentos dos outros [versão do educador e versão do participante]
- [Um por participante] Artigo
- [Pelo menos um por participante] Canetas ou lápis coloridos
Recursos
- Vídeo: Explorando o conceito de privacidade online – por Common Sense Education
- Site: LOL: This Woman Screencaps Hilarious Text Message Fails – by ClickHole (Observação: ClickHole é um site satírico)
Atividade nº 1: Compreendendo e compartilhando os sentimentos dos outros
[Peça aos participantes que formem pares e dê a cada participante uma cópia dos Cenários: Folheto do Participante.]
[Dê aos participantes 15 minutos para ler e discutir os cenários.]
[Ande pela sala e ajude os participantes com instruções adicionais do professor contidas no folheto.]
PERGUNTAR:
O que esses cenários têm em comum?
Qual foi o mais difícil de falar? O mais fácil? Porque?
Como você lidaria com cada um dos cenários se eles acontecessem com você?
Como você pode se proteger de outras formas de invasão de privacidade?
[Informe aos participantes que algumas formas de espionagem são realmente ilegais e, em quase todos os casos, a espionagem provavelmente não é ética. Em diferentes tipos de relacionamento, as pessoas desejam compartilhar várias informações sobre si mesmas. Esta variação é razoável e normal.]
Atribuição
DIZER:
Agora vamos estender os cenários sobre os quais acabamos de falar.
Em sua folha de papel, desenhe duas histórias em quadrinhos separadas [se os participantes não estiverem entusiasmados com a ideia de uma história em quadrinhos, sugira que escrevam um conto], ilustrando:
Um cenário em que você sente que seus limites, ou os de outra pessoa, não foram respeitados e como você gostaria que os outros tivessem reagido.
Um cenário diferente onde você sente que seus limites, ou os de outra pessoa, foram respeitados e como os outros mostraram respeito e bondade.
[Dê aos participantes 30 minutos para terminarem seus quadrinhos.]