Os participantes aprenderão o conceito de defesa de uma causa identificando um problema que afete suas comunidades e pensando em duas mudanças que eles gostariam de ver no futuro em relação a esse problema.

Tempo estimado:

80 minutos

  • [30 minutos] Atividade # 1

  • [50 minutos] Atribuição

Os participantes trabalharão na “Tarefa” entre as reuniões do grupo e precisarão de pelo menos dois dias para concluir a tarefa. Observe que os 50 minutos sugeridos para a tarefa abrangem apenas a parte da tarefa concluída durante as reuniões de grupo.

Atividade em grupo ou individual:Grupo
Idades:11-18 anos
Notas:6ª a 12ª série
Elementos online / offline:Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline.
Áreas:

Área principal: Engajamento Cívico e Político

Áreas adicionais: Produção de Conteúdo, Contexto, Digital (Alfabetização), Exploração e Formação de Identidade, Qualidade da Informação, Mídia (Alfabetização), Comportamento Positivo / Respeito

Licença:Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein.

Materiais

  • [Para educador] Apostila: Defesa de uma causa e mudanças
  • [Para educador] Computador com acesso à Internet
  • Projetor e tela de projeção
  • [Um por participante] Canetas ou lápis coloridos
  • [Um por participante] Papel pôster 
  • [Para participantes – opcional] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
  • [Para participantes – opcional] Impressora

Recursos

Atividade # 1: O que é defender uma causa?

DIZER:

  • Existem muitos aspectos de nossas comunidades e arredores que apreciamos. Talvez sejamos gratos por nossos amigos. Pode ser que gostemos de jogar em uma equipe esportiva específica. Talvez adoremos ter a oportunidade de ouvir novas músicas de artistas de quem gostamos.

  • No entanto, às vezes há aspectos sobre nossa comunidade que não nos agradam. Talvez sua escola tenha acabado de colocar um novo código de vestimenta, exigindo roupas caras que sua família não pode pagar. Talvez um político eleito esteja tentando criar leis que não considerem as necessidades da sua comunidade. É possível que as opções de transporte onde você mora não tenham sido projetadas para levá-lo aos lugares que você precisa ir.

  • Digamos que você tenha notado que o trânsito perto de você e de seus vizinhos obrigou todos vocês a pegar três ônibus e uma longa caminhada para chegar ao mercado de alimentos mais próximo.

PERGUNTAR:

  • Como você pode tentar mudar isso?

  • Existem pessoas que você pode procurar e que podem ajudá-lo?

  • Talvez você tenha amigos que tenham problemas semelhantes. Como todos vocês podem se defender?

DIZER:

  • Nesse tipo de situação, muitas vezes achamos que as coisas poderiam ser melhores se pudéssemos mudar o que nos incomoda. Esse desejo de defender aquilo em que acreditamos e de criar mudanças é chamado de “defesa”.

[Em uma tela de projeção, analise um site usado para defesa de direitos. Destaque como a forma de defesa retratada nele começou por pessoas, geralmente jovens, que perceberam que havia um problema afetando sua comunidade e queriam fazer algo para tentar mudá-lo. Exemplos do contexto dos Estados Unidos incluem Fight For $ 15 e Women’s March . Exemplos que têm um escopo mais global incluem Global Voices , Greenpeace e World Wildlife Fund .]

DIZER:

  • Agora vamos identificar um problema em sua comunidade pelo qual você é apaixonado e algumas etapas seguintes que você e a comunidade podem realizar para resolver um problema.

Atribuição

[Divida os participantes em grupos de 3 resolver o problema e 2) desenvolver um pôster que forneça informações sobre o problema identificado e possíveis soluções que eles apresentarão ao grupo maior como parte de uma “caminhada pela galeria”.]

DIZER:

  • Em seus grupos,

    1. Pesquise e identifique um aspecto de sua comunidade (uma “comunidade” pode ser sua escola, bairro ou um grupo local ao qual você pertence) que você gostaria de mudar. Você pode conversar com seus amigos, professores e / ou família sobre coisas que eles gostariam de mudar ou sobre os problemas que os afetam.

    2. Crie um pôster. Os cartazes elaborados por cada grupo serão pendurados na parede, e faremos juntos um “passeio pela galeria” onde cada grupo discutirá o problema que identificou e como resolvê-lo.

DIZER:

  • Cada grupo deve identificar pelo menos duas maneiras pelas quais o problema está afetando sua comunidade e duas maneiras potenciais de abordá-lo.

  • Seja criativo: tire fotos e cole no pôster [de preferência, certifique-se de que os participantes tenham acesso a uma impressora] para ilustrar o problema e / ou as soluções, ou use fluxogramas, gráficos e tabelas para comunicar a extensão do problema e / ou ou as soluções.

  • Cada pôster deve “ser autônomo”. Em outras palavras, o pôster deve ter informações suficientes para que alguém possa ver / ler e entender o problema e as possíveis soluções sem a explicação de um membro do grupo.

[Dê a cada grupo tempo suficiente para se engajar na pesquisa e desenvolver seus pôsteres. Certifique-se de estar disponível para perguntas e suporte técnico. Quando o grupo maior se reunir novamente, peça aos participantes que pendurem os pôsteres na parede, dê ao grupo maior 20 minutos para dar uma volta e olhar os pôsteres dos outros, então dê cerca de 30 minutos para que cada grupo menor apresente seu pôster para o grupo maior.