Os participantes serão capazes de identificar um tipo de informação pessoal que podem gerenciar online, uma forma de informação que não podem controlar totalmente online e uma coisa que podem fazer sobre algum aspecto de suas informações pessoais online não controlado diretamente por eles.
Tempo estimado: | 55 minutos
|
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 13-18 anos |
Notas: | Do 8º ao 12º ano |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline. |
Áreas: | Área principal: Exploração e Formação de Identidade Áreas adicionais: Digital (Alfabetização), Exploração e Formação de Identidade, Qualidade da Informação, Comportamento Positivo / Respeitoso, Privacidade e Reputação, Segurança e Bem-estar |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Presença online
- [Para educador] Computador com acesso à Internet
- Projetor e tela de projeção
- [Para os participantes] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
Recursos
- Perfil de mídia social: página de Barack Obama no Facebook – por Barack Obama
- Tuítes hipotéticos: tuítes negativos hipotéticos dirigidos a Obama
Atividade # 1: Perfis Online e Contação de Histórias
DIZER:
As informações públicas disponíveis sobre você online vêm de muitas fontes. Você pode controlar algumas dessas fontes, como o conteúdo que você compartilha (por exemplo, fotos, vídeos, postagens baseadas em texto) em seus perfis de mídia social.
[Página do projeto de Barack Obama no Facebook em uma tela de projeção. Em seguida, leia ou projete em uma tela de projeção os hipotéticos tweets negativos sobre Obama fornecidos abaixo. Certifique-se de que os participantes entendam que o conteúdo desses tweets e os gerenciadores do Twitter são fictícios. Eles foram criados exclusivamente para os fins desta atividade.]
@ Luciano1782586: Barack Obama queima tudo o que cozinha. Até a economia!
@ Artemis4062456: Obama tem um péssimo senso de direção. Ele nem consegue encontrar o caminho para a Casa Branca sem um GPS!
@ Sergei5639876: Obama não reconheceria a política externa se um tratado o atingisse na cara.
PERGUNTAR:
Quais são suas reações à página de Barack Obama no Facebook?
E quanto aos hipotéticos tweets negativos dirigidos a Obama?
Como você acha que eles podem fazer Obama se sentir? [por exemplo, ofendido, potencialmente humorado.] E como eles podem fazer outras pessoas se sentirem em termos do quanto gostam / não gostam de Obama?
DIZER:
Agora pense em seu (s) próprio (s) perfil (s) de mídia social.
PERGUNTAR:
Qual é a história que as pessoas podem tirar da leitura do seu perfil?
Quem escreve essa história?
Como você pode gerenciar essas informações?
O que você pode influenciar em relação ao conteúdo online sobre você?
O que você não pode controlar?
DIZER:
Veja um dos seus perfis pessoais de mídia social (por exemplo, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, WeChat, etc.) ou o perfil de mídia social de uma figura pública (por exemplo, alguém na música e / ou filme [filmes / TV] indústria, figura política, líder empresarial). Escolha várias partes do conteúdo (por exemplo, fotos, vídeos, postagens baseadas em texto) que são visíveis no perfil.
PERGUNTAR:
Quem criou o conteúdo? Porque?
Quais são alguns dos comentários?
Quem era o público-alvo de cada conteúdo?
Que informação foi omitida?
Atribuição
[Peça aos participantes para escreverem alguns parágrafos com base no conteúdo que revisaram na atividade anterior e responder às seguintes perguntas:]
DIZER:
Qual é o tipo de conteúdo que você / o proprietário da conta FAZ / controla principalmente?
[Respostas sugeridas: seu nome de usuário; suas próprias atualizações de status; suas postagens / compartilhamentos / tweets; as fotos ou vídeos que eles carregam em suas histórias ou momentos; comentários que fazem sobre o conteúdo que outras pessoas compartilham nas redes sociais.]
Qual é o tipo de conteúdo que você / o proprietário da conta controla / NÃO controla principalmente?
[Respostas sugeridas: comentários que outras pessoas fazem sobre o conteúdo que compartilham nas redes sociais (por exemplo, suas histórias, momentos, atualizações de status, tweets); o conteúdo que outras pessoas compartilham nas redes sociais; como os amigos / seguidores / aqueles a quem eles estão conectados compartilham o conteúdo online que enviaram.]
O que você pode fazer a respeito do conteúdo que outra pessoa compartilhou sobre você e que você não gosta por algum motivo (ou seja, essas informações NÃO estão sob seu controle direto)?
[Respostas sugeridas: desmarque-se; entre em contato com a pessoa que compartilhou o conteúdo e peça que ela o remova; bloquear o usuário; se eles temem por sua segurança, conte a um adulto de confiança; dependendo da plataforma, eles podem denunciar o conteúdo e / ou o usuário se for assédio ou intimidação.]