Os participantes aprenderão a aproveitar as redes sociais para promover seus esforços em apoio a uma causa. Eles também aprenderão a desenvolver conteúdos online para divulgar informações sobre as causas que defendem.

Tempo estimado:

75 minutos

  • [15 minutos]: Atividade # 1
  • [60 minutos]: Atribuição

Dependendo do tempo que você alocou para cada reunião de grupo, sugerimos que você se envolva na apresentação do grupo e na parte de discussão da “Tarefa” em sua segunda reunião de grupo.

Atividade em grupo ou individual:Grupo
Idades:11-18 anos
Notas:6ª a 12ª série
Elementos online / offline:

Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa que requer computadores ou dispositivos móveis com  acesso à Internet.

Áreas:

Área principal: Engajamento Cívico e Político

Áreas adicionais: produção de conteúdo, digital (alfabetização), exploração e formação de identidade, qualidade da informação, mídia (alfabetização), comportamento positivo / respeitoso

Licença:Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein.

Materiais

  • [Para educador] Apostila: Como criar sua rede de ativistas
  • [Para educador] Computador com acesso à Internet
  • Projetor e tela de projeção
  • [Para os participantes] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet

Recursos

Atividade # 1: Usando Redes Sociais Humanas para Ativismo

DIZER:

  • Existe uma frase famosa que diz: “Não é o que você sabe. É quem você conhece. ” Embora isso não seja 100% preciso (o que você sabe também é extremamente importante!), É um lembrete útil da importância das redes.

  • Esteja você procurando um emprego ou tentando praticar esportes no próximo nível, ter uma boa rede pode permitir que você faça contatos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos. Os esforços de ativismo não são diferentes. Quanto maior e melhor for a rede de pessoas que conhecemos, mais fácil será criar mudanças em nossas comunidades.

  • De nossos familiares e amigos a professores e líderes comunitários, já conhecemos mais pessoas do que pensamos, especialmente quando incluímos amigos de amigos e estendemos nossa rede além daqueles mais próximos de nós. Essas pessoas podem ser ótimos recursos para alcançar nossos objetivos.

  • Existem muitas pessoas que ainda não conhecemos que podem nos ajudar a atingir nossos objetivos. A mídia social e a Internet de forma mais ampla apresentam outras maneiras de atender aos tipos de indivíduos que podem contribuir com habilidades ou recursos para nossos esforços de ativismo.

[Em uma tela de projeção, mostre A influência oculta das redes sociais ou um exemplo de vídeo alinhado com o contexto local / regional de seus / participantes para mostrar como as pessoas estão conectadas por meio de redes sociais e como podemos nos beneficiar dessas conexões.]

PERGUNTAR:

  • Como as informações podem ser disseminadas de forma eficaz por meio de suas redes sociais existentes?  

  • Como podemos usar essas conexões para promover esforços de advocacy?

DIZER:

  • Na atividade a seguir, você criará um recurso online compartilhável que descreve uma causa importante para você. Ao compartilhar seus esforços de defesa de direitos online, você pode contar a outras pessoas sobre um problema que deseja ajudar a resolver e, potencialmente, encontrar novas pessoas que podem ajudar em seus esforços!

Atribuição

DIZER:

  • Crie um recurso online compartilhável (por exemplo, usando o Google Docs, uma plataforma de mídia social, um blog WordPress , um site sobre Neocities , uma apresentação de slides usando Scratch , etc.) sobre um assunto de seu interesse, em que você:

  1. Escreva uma introdução explicando a causa e por que você acredita que ela é importante.

  2. Forneça links para vários sites (por exemplo, um artigo online) dedicados ao problema.

  3. Liste três pessoas que postam / compartilham / tweetam sobre essa área. (Opcional: considere escrever um tweet para / conectar-se com cada um desses indivíduos e contar a eles sobre sua causa e o que você gostaria de alcançar.)

[Dê aos participantes 30 minutos para completarem a atividade. Dependendo do tempo alocado, na reunião atual ou na segunda reunião do grupo, peça aos participantes para compartilharem seus recursos com o grupo maior e ter uma discussão de 15 minutos destacando estratégias eficazes.]