Os participantes aprenderão a aproveitar as redes sociais para promover seus esforços em apoio a uma causa. Eles também aprenderão a desenvolver conteúdos online para divulgar informações sobre as causas que defendem.
Tempo estimado: | 75 minutos
Dependendo do tempo que você alocou para cada reunião de grupo, sugerimos que você se envolva na apresentação do grupo e na parte de discussão da “Tarefa” em sua segunda reunião de grupo. |
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 11-18 anos |
Notas: | 6ª a 12ª série |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa que requer computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet. |
Áreas: | Área principal: Engajamento Cívico e Político Áreas adicionais: produção de conteúdo, digital (alfabetização), exploração e formação de identidade, qualidade da informação, mídia (alfabetização), comportamento positivo / respeitoso |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Como criar sua rede de ativistas
- [Para educador] Computador com acesso à Internet
- Projetor e tela de projeção
- [Para os participantes] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
Recursos
- Site: Como falar com um tomador de decisões – por YouthInFront
- Infográfico: As muitas faces da influência – por Traackr
- Vídeo: Nicholas Christakis TED Talk: The Hidden Influence of Social Networks – por TED
- Vídeo: Como faço para que os adultos fiquem do meu lado? – por YouthInFront
Atividade # 1: Usando Redes Sociais Humanas para Ativismo
DIZER:
Existe uma frase famosa que diz: “Não é o que você sabe. É quem você conhece. ” Embora isso não seja 100% preciso (o que você sabe também é extremamente importante!), É um lembrete útil da importância das redes.
Esteja você procurando um emprego ou tentando praticar esportes no próximo nível, ter uma boa rede pode permitir que você faça contatos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos. Os esforços de ativismo não são diferentes. Quanto maior e melhor for a rede de pessoas que conhecemos, mais fácil será criar mudanças em nossas comunidades.
De nossos familiares e amigos a professores e líderes comunitários, já conhecemos mais pessoas do que pensamos, especialmente quando incluímos amigos de amigos e estendemos nossa rede além daqueles mais próximos de nós. Essas pessoas podem ser ótimos recursos para alcançar nossos objetivos.
Existem muitas pessoas que ainda não conhecemos que podem nos ajudar a atingir nossos objetivos. A mídia social e a Internet de forma mais ampla apresentam outras maneiras de atender aos tipos de indivíduos que podem contribuir com habilidades ou recursos para nossos esforços de ativismo.
[Em uma tela de projeção, mostre A influência oculta das redes sociais ou um exemplo de vídeo alinhado com o contexto local / regional de seus / participantes para mostrar como as pessoas estão conectadas por meio de redes sociais e como podemos nos beneficiar dessas conexões.]
PERGUNTAR:
Como as informações podem ser disseminadas de forma eficaz por meio de suas redes sociais existentes?
Como podemos usar essas conexões para promover esforços de advocacy?
DIZER:
Na atividade a seguir, você criará um recurso online compartilhável que descreve uma causa importante para você. Ao compartilhar seus esforços de defesa de direitos online, você pode contar a outras pessoas sobre um problema que deseja ajudar a resolver e, potencialmente, encontrar novas pessoas que podem ajudar em seus esforços!
Atribuição
DIZER:
Crie um recurso online compartilhável (por exemplo, usando o Google Docs, uma plataforma de mídia social, um blog WordPress , um site sobre Neocities , uma apresentação de slides usando Scratch , etc.) sobre um assunto de seu interesse, em que você:
Escreva uma introdução explicando a causa e por que você acredita que ela é importante.
Forneça links para vários sites (por exemplo, um artigo online) dedicados ao problema.
Liste três pessoas que postam / compartilham / tweetam sobre essa área. (Opcional: considere escrever um tweet para / conectar-se com cada um desses indivíduos e contar a eles sobre sua causa e o que você gostaria de alcançar.)
[Dê aos participantes 30 minutos para completarem a atividade. Dependendo do tempo alocado, na reunião atual ou na segunda reunião do grupo, peça aos participantes para compartilharem seus recursos com o grupo maior e ter uma discussão de 15 minutos destacando estratégias eficazes.]