Os participantes aprenderão como as hashtags têm sido eficazes na promoção de movimentos sociais. Os participantes também identificarão como as hashtags nas redes sociais podem ajudar a aumentar a conscientização sobre uma questão de ativismo e desenvolverão sua própria hashtag e métodos de promoção para uma causa que os interesse.

Tempo estimado:

95 minutos

  • [15 minutos] Atividade # 1

  • [80 minutos] Atribuição

Dependendo do tempo que você reservou para cada reunião do grupo, sugerimos que você se engaje na parte da “Tarefa” que requer que os participantes desenvolvam uma hashtag e uma imagem de acompanhamento em sua segunda reunião de grupo.

Atividade em grupo ou individual:Grupo
Idades:11-18 anos
Notas:6ª a 12ª série
Elementos online / offline:

Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa que requer computadores ou dispositivos móveis com  acesso à Internet.

Áreas:

Área principal: Engajamento Cívico e Político

Áreas adicionais: produção de conteúdo, digital (alfabetização), qualidade da informação, mídia (alfabetização), comportamento positivo / respeitoso

Licença:Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein.

Materiais

  • [Para educador] Apostila: Hashtags
  • [Para os participantes] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
  • [Pelo menos dois por grupo de 2 participantes] Artigo
  • [Pelo menos um por participante] Canetas ou lápis coloridos

Recursos

Atividade nº 1: Ativismo por meio de hashtags

DIZER:

  • Embora os indivíduos frequentemente usem plataformas de mídia social específicas em campanhas de advocacy, essas plataformas compartilham certas características. Um recurso comum útil é a hashtag. As hashtags permitem-nos chamar a atenção para as nossas ideias, ligando as nossas publicações a outras publicações no mesmo tópico. Por exemplo, se quisermos compartilhar vídeos de nosso recente jogo de futebol em que nosso atacante fez um hat-trick, poderíamos incluir “#football” e “#hattrick” na descrição do vídeo para permitir que outras pessoas que procuram vídeos de futebol vejam isto. Dessa forma, podemos aumentar as chances de olheiros esportivos profissionais assistirem aos nossos vídeos.

  • Hashtags são especialmente úteis para iniciativas de defesa de direitos. Por exemplo, nos Estados Unidos, após o assassinato de Trayvon Martin na Flórida por um policial, vários defensores começaram a escrever posts sobre as relações raciais no país, incluindo a hashtag #BlackLivesMatter. Com a popularidade crescente da hashtag, mais e mais pessoas puderam ver postagens sobre experiências de indivíduos como pessoas de cor e seu envolvimento com a polícia nos Estados Unidos hoje, pesquisando por “#BlackLivesMatter”. Por meio do ativismo de mídia social, Black Lives Matter se tornou um forte movimento de defesa apoiado por pessoas influentes.

  • A hashtag é uma forma poderosa de mídia social em escala global, fora do âmbito dos Estados Unidos. Quando a organização terrorista Boko Haram sequestrou 276 meninas de seu colégio em Chibok, Nigéria, as pessoas na Nigéria tentaram aumentar a conscientização sobre o problema nas redes sociais postando conteúdo online com a hashtag “#BringBackOurGirls”. A questão rapidamente conquistou apoio global, com figuras públicas poderosas (por exemplo, pessoas da indústria da música e / ou cinema [filmes / TV], figuras políticas, líderes empresariais) apoiando a causa.

  • Existem muitos outros exemplos de uso de hashtags para advocacy em todo o mundo. Por exemplo, estudantes universitários mexicanos usaram “# YoSoy132” na eleição presidencial de 2012, estudantes universitários de Hong Kong se reuniram em torno da hashtag “#umbrellarevolution” durante os protestos pela democracia em 2014 e estudantes universitários chilenos usaram “#MovimientoEstudiantil” para defender a reforma educacional .

  • Quando você está defendendo uma causa, usar hashtags é uma ótima maneira de alcançar um público com suas ideias. Na tarefa, exploraremos o uso de hashtags nas redes sociais.

Atribuição

[Organize os participantes em pares.]

DIZER:

  • Em equipes de dois, encontre uma hashtag que tenha sido usada recentemente para promover uma causa.

  • Depois de encontrar uma hashtag, analise as conversas que acontecem em torno dela e, em sua equipe, faça um breve resumo do que está sendo discutido. Você apresentará este resumo oralmente para o resto do grupo.

  • Você terá 15 minutos para encontrar uma hashtag e fazer um resumo.

[Dê aos participantes 15 minutos para trabalhar. Assim que terminarem, dê 15 minutos para cada dupla apresentar seus resumos ao grupo.]

PERGUNTAR:

  • Que tipo de conteúdo está sendo compartilhado usando as hashtags?

  • Existem conversas semelhantes acontecendo sob essas hashtags diferentes? Por que você acha que isso está ou não acontecendo?

  • Algumas hashtags parecem ser mais eficazes (por exemplo, mais probabilidade de serem postadas novamente) do que outras? Quais? Porque?

DIZER:

  • Agora, pense em uma questão que seja importante para vocês dois. Em seus pares,

  1. Crie uma hashtag para ele.

  2. Crie uma imagem, infográfico, meme, gráfico ou gráfico para promover sua hashtag.

  3. Com seu parceiro, discuta várias maneiras de divulgar sua hashtag por meio de uma rede. Quais são algumas estratégias de sucesso que aprendemos ao examinar outras hashtags?

  • Você terá 30 minutos para concluir este exercício.

[Dê aos participantes 30 minutos para se envolverem neste exercício com seus parceiros. Depois, dê 20 minutos para que os pares discutam, com o grupo maior, sua hashtag, visual de acompanhamento e ideias para divulgar a hashtag.