Os participantes aprenderão a desenvolver um plano inicial para sua própria campanha de ativismo.
Tempo estimado: | 70 minutos
Dependendo do tempo que você alocou para cada reunião do grupo, sugerimos que você se engaje na parte da “Tarefa” que exige que os participantes compartilhem sua campanha de defesa de direitos com um parceiro em sua segunda reunião de grupo. |
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 11-18 anos |
Notas: | 6ª a 12ª série |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline. |
Áreas: | Área principal: Engajamento Cívico e Político Áreas adicionais: Produção de Conteúdo, Exploração e Formação de Identidade, Qualidade da Informação, Mídia (Alfabetização), Comportamento Positivo / Respeitoso |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Hora de agir!
- [Um por participante] Apostila: Campanha de ativismo
- [Para educador – opcional] Computador com acesso à Internet
- [Opcional] Projetor e tela de projeção
- [Um por participante – opcional, se os participantes preferirem preencher a Tarefa em papel comum em vez da Folha de Trabalho da Campanha de Advocacy] Papel
- [Um por participante] Canetas ou lápis
Recursos
- Artigo: Cidades Seguras para Mulheres – por Sopheap Chak (Global Voices)
- Postagem do blog: Nossos papéis como jovens ativistas do clima na COP22 – por Kate Scherer e Mai Nguyễn (Global Kids)
- Vídeo: Movimentos Sociais | Sociedade e Cultura | MCAT | Khan Academy – por Sydney Brown (Khan Academy Health and Medicine)
- Vídeo: Ocupe Wall Street: a história por trás de sete meses de protesto – por The Guardian
- Vídeo: T EDx Phillips Academy Andover | Andie Pinga | Devemos alimentar o mundo mais do que apenas arroz e feijão – por Phillips Academy Andover
- Vídeo: TEDx Phillips Academy Andover | Vish Dhar | Jovens são a solução para as mudanças climáticas – por Phillips Academy Andover
Atividade # 1: Um Plano para Mudança!
DIZER:
Em algumas das outras atividades relacionadas ao engajamento cívico e político que concluímos juntos, exploramos diferentes habilidades e ideias que podem ser úteis para nos tornarmos defensores da mudança.
Identificamos problemas que afetam suas comunidades e aprendemos sobre redes específicas e ferramentas de mídia para implementar mudanças positivas.
Agora, é hora de reunir essas ideias e planejar sua própria campanha de advocacy do início ao fim!
[Opcional: Apresente uma campanha de defesa de direitos atual e relevante para os jovens, alinhada com o contexto local / regional do seu / dos participantes. Os sites Voices of Youth (em inglês, espanhol, francês e árabe) e Global Voices (se útil, no site, pesquise o termo “juventude”) podem servir como fontes de inspiração se você não tiver certeza de qual campanha selecionar. Sinta-se à vontade para projetar o site da campanha em uma tela de projeção conforme você o descreve.]
Atribuição
DIZER:
Crie um artigo descrevendo uma campanha de defesa de direitos que você gostaria de realizar em sua comunidade. Você pode incluir o texto que escreveu em algumas das atividades anteriores. Por exemplo, você pode incorporar informações sobre o problema que deseja abordar ou uma explicação sobre por que um personagem da cultura pop que você escolheu para sua campanha se alinha com seus objetivos de advocacy. Você terá 30 minutos para desenhar sua campanha.
Por favor responda as seguintes questões:
Qual é o problema que você deseja resolver?
Que comunidade isso causa impacto?
Como você deseja resolver este problema?
Quais plataformas de mídia você usará para aumentar a conscientização em torno de sua causa? De que maneiras?
Que personagem ou história da cultura popular você usaria para ajudar a promover a conscientização? De que maneiras?
Quem estará na sua rede de apoio: amigos, família, professores? Cite os principais participantes e potenciais construtores de rede que podem ajudar a defender sua causa. Seja específico.
Qual hashtag você criaria para sua campanha? Quais hashtags existentes você usaria para sua campanha?
Qual é o cronograma de sua campanha?
Sinta-se à vontade para desenvolver suas ideias na planilha da campanha de advocacy ou em uma folha de papel separada.
[Distribua a planilha da campanha de advocacy aos participantes.]
DIZER:
Agora, em pares, você compartilhará o texto da sua campanha de advocacy. Converse com seu parceiro sobre o aspecto de sua campanha que o entusiasma mais!
[Dê aos participantes 20 minutos para compartilhar sua campanha em pares.]