Os participantes pensarão sobre privacidade em termos de como eles compartilham informações e se comunicam com outras pessoas online, especificamente em relação ao uso de mídia social. Eles serão capazes de explicar as compensações em privacidade no contexto da mídia social e aprender como usar as configurações de privacidade online de forma eficaz.

Tempo estimado:

100 minutos

  • [15 minutos] Atividade # 1
  • [20 minutos] Atividade # 2
  • [10 minutos] Atividade # 3
  • [10 minutos] Atividade # 4
  • [15 minutos] Atividade # 5
  • [30 minutos] Atribuição

Dependendo do tempo que você reservou para cada reunião de grupo, sugerimos que você se dedique aos dois exercícios finais desta experiência de aprendizagem (“Atividade # 5” e “Tarefa”) em sua segunda reunião de grupo.

Atividade em grupo ou individual: Grupo
Idades: 13-18 anos
Notas: Do 8º ao 12º ano
Elementos online / offline:

Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline (que  também pode ser realizada por meio de computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet).

Áreas:

Área principal: Privacidade e reputação

Áreas adicionais: Produção de Conteúdo, Digital (Alfabetização), Exploração e Formação de Identidade, Qualidade da Informação, Mídia (Alfabetização), Segurança e Bem-estar

Licença: Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein.

Materiais

  • [Para educador] Apostila: Redes sociais e compartilhamento
  • [Para educador] Computador com acesso à Internet
  • Projetor e tela de projeção
  • Flip chart (ou pôster)
  • Marcador
  • Duas folhas de papel, uma marcada “CONCORDO” e a outra “DISCORDO”
  • [Para participantes – opcional] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
  • [Pelo menos um por participante] Artigo
  • [Pelo menos um por participante] Canetas ou lápis coloridos

Recursos

Atividade nº 1: uso de mídia social

[Antes desta atividade, cole os sinais “CONCORDAR” e “DISCORDAR” em lados opostos da sala. Deixe os participantes saberem que depois de ler cada declaração, eles devem ficar perto de um lado ou do outro, dependendo de quão fortemente se sentem; os participantes também podem ficar no meio dos dois sinais se estiverem inseguros / indecisos.]

DIZER:

  • Vou ler uma declaração. Se você concorda cem por cento, vá para o sinal “CONCORDO”. Se você discordar totalmente, vá para o sinal “DISCORDO”. Se você não tiver certeza ou não concordar / discordar totalmente, vá para o meio em uma posição que melhor represente sua opinião.

[Entre as declarações, peça aos participantes que expliquem sua posição e envolva o grupo em discussões curtas sobre cada tópico.]

Declarações / DIGA:

  • Tenho uma conta em uma plataforma de mídia social como Facebook, Twitter, Snapchat ou Instagram.

  • Eu uso as redes sociais todos os dias.

  • Meu perfil de mídia social – na plataforma de mídia social que mais uso – é público.

  • Tenho amigos / seguidores / conexões diferentes (em outras palavras, um público distinto) nas várias plataformas de mídia social que uso.

  • Minha geração tem uma maneira diferente de pensar sobre a informação compartilhada nas plataformas de mídia social quando comparada com os adultos.

  • Eu uso diferentes plataformas de mídia social para postar tipos específicos de conteúdo.

Atividade # 2: espectro de solicitação de amizade

DIZER:

  • Uma plataforma de mídia social é uma plataforma online que você pode usar para se conectar com pessoas e interagir com elas.

PERGUNTAR:

  • Quais são algumas das plataformas de mídia social das quais você já ouviu falar?

[Antes da atividade seguinte, cole os sinais “CONCORDAR” e “DISCORDAR” em lados opostos da sala. Deixe os participantes saberem que depois de ler cada declaração, eles devem ficar perto de um lado ou do outro, dependendo de quão fortemente se sentem; os participantes também podem ficar no meio dos dois sinais se estiverem inseguros / indecisos.]

DIZER:

  • Vou ler uma declaração. Se você concorda cem por cento, vá para o sinal “CONCORDO”. Se você discordar totalmente, vá para o sinal “DISCORDO”. Se você não tiver certeza ou não concordar / discordar totalmente, vá para o meio em uma posição que melhor represente sua opinião.

  • Para esta atividade, pense sobre a conta de mídia social que você mais usa.

[Entre as declarações, envolva o grupo em discussões curtas usando as perguntas abaixo de cada declaração.]

Declarações / DIGA / PERGUNTE:

  • Meu perfil de mídia social está definido como público.

    • Isso muda a maneira como você publica coisas online? Como assim? Ou se não, por que não?

  • Meu perfil de mídia social é apenas para amigos / pessoas que conheço muito bem.

    • Por que você tomou essa decisão?

    • Você postaria coisas diferentes se todos pudessem ver? Que tipo de coisas?

  • Tenho um amigo / seguidor / conexão nas redes sociais que nunca conheci na vida real.

    • Por que você se tornou amigo / seguiu / se conectou a essa pessoa? Foi alguém que você conheceu online ou nunca antes?

    • Como você descreveria o relacionamento?

    • Porque você interage exclusivamente online, isso influencia a forma como você interage? Quais são alguns dos benefícios desse tipo de interação? Quais são os possíveis desafios?

  • Aceito todos os pedidos de amigo / seguidor / conexão que recebo.

    • Qual é a vantagem dessa abordagem? Quais são os possíveis desafios?

    • As solicitações de amigo / seguidor / conexão importam quando se trata de sua privacidade? Se sim, como? Se não, porque não?

  • Sempre que conheço novas pessoas, envio-lhes um pedido de amigo / seguidor / conexão.

    • Por que isso é uma boa / má ideia?

  • Eu apaguei amigos / seguidores / conexões.

    • Por que você tomou essa decisão?

  • Online, sou amigo de / seguidor de / conectado a meus pais / responsáveis ​​ou professores.

    • Isso muda a maneira como você posta?

    • Os adultos da sua vida costumam fazer comentários sobre o que você posta online?

    • Quais são os possíveis benefícios e / ou desafios de ser amigos / seguidores / conexões com seus pais / responsáveis ​​ou professores?

  • Algumas das coisas em meu perfil podem ser vistas por amigos de amigos / pessoas às quais não estou conectado diretamente nas redes sociais.

    • Quais coisas?

  • Eu olhei e / ou alterei minhas configurações de privacidade.

    • Por que ou por que não?

    • Essas configurações de privacidade foram fáceis ou confusas? O que tornaria essas configurações mais fáceis de visualizar / alterar?

Atividade nº 3: Qual é o tamanho da sua rede?

DIZER:

  • Agora, vamos falar sobre o escopo potencial de seu público online nas redes sociais.

  • Existem duas maneiras principais de como o conteúdo (por exemplo, foto, vídeo, postagem baseada em texto) é compartilhado com o público. Um, o conteúdo pode ser compartilhado com um público padrão, que pode ser apenas seus amigos / seguidores / aqueles a quem você está conectado, ou pode incluir amigos de amigos também. Dois, seu público inicial pode compartilhar o conteúdo com seus amigos / seguidores / aqueles a quem está conectado.

  • Provavelmente, você pode escolher seu público imediato, mas é muito mais difícil controlar com quem seu público compartilha / reenvia / retuíta o conteúdo.

PERGUNTAR:

  • Suponha que você compartilhe conteúdo não apenas com seus amigos / seguidores / aqueles a quem está conectado, mas que o mesmo conteúdo também seja compartilhado com seus amigos / seguidores / aqueles a quem eles estão conectados, com quantas pessoas você acha que está compartilhando?

  • Vamos fazer um pouco de matemática. Se, por exemplo, você tem dois amigos / seguidores / conexões em uma plataforma de mídia social, e cada um deles tem três amigos / seguidores / conexões, então quantas pessoas, no máximo (alguns amigos /  seguidores / conexões podem provavelmente se sobrepor) podem vê o conteúdo que você compartilha na plataforma?

    • Resposta: 2 x 3 = 6

  • Se você tem dez amigos / seguidores / conexões em uma plataforma de mídia social, e cada um deles tem dez amigos / seguidores / conexões, então quantas pessoas, no máximo, podem ver o conteúdo que você compartilha na plataforma?

    • Resposta: 10 x 10 = 100

  • Se você tem trezentos amigos / seguidores / conexões, e cada um deles tem trezentos amigos / seguidores / conexões, quantas pessoas, no máximo, podem ver o conteúdo que você compartilha na plataforma?

    • Resposta: 300 x 300 = 90.000

DIZER:

  • Esses cálculos foram baseados na suposição de que seu público imediato compartilha conteúdo com seu público imediato, mas nenhum compartilhamento adicional acontece depois disso. No entanto, em muitos casos, o conteúdo pode ser compartilhado muito além desses dois públicos imediatos.

PERGUNTAR:

  • Como você se sente sobre a possibilidade de que tantas pessoas que você possivelmente não conhece (talvez você conheça alguns dos amigos de seus amigos) possam aprender facilmente sobre o que você faz online? Quais podem ser alguns dos aspectos negativos e / ou positivos disso?

  • Por que isso importa?

  • Isso muda sua maneira de pensar sobre o compartilhamento online? Por que ou por que não?

Atividade nº 4: Compartilhamento online

DIZER:

  • Você pode compartilhar coisas online para um público-alvo, mas quando você torna o conteúdo público, ele pode receber atenção inesperada.

  • A mídia compartilhada online pode se tornar “viral”, espalhando-se rapidamente nas redes sociais, sendo replicada e possivelmente remixada.

PERGUNTAR:

  • Alguém pode pensar em um exemplo de mídia viral? [Se não, peça a eles que pensem sobre memes, remixes ou vídeos populares que viram e / ou compartilharam com seus amigos.]

[Mostre um exemplo recente alinhado com o contexto local / regional de seus / participantes para solidificar ainda mais o conceito.]

DIZER:

  • A mídia viral pode ser boa se você quiser chamar a atenção para o seu trabalho. No entanto, atenção indesejada pode incluir assédio e intimidação. Um vídeo privado que vaza ou é compartilhado sem sua permissão pode prejudicar sua reputação.

PERGUNTAR:

  • De que maneiras o conteúdo sobre você online pode ser compartilhado além de seu público-alvo e como isso pode impactar você e / ou sua reputação?

Atividade nº 5: Opções de privacidade para plataformas de mídia social

DIZER:

  • Agora que falamos sobre alguns motivos pelos quais você pode não querer que tudo o que faz online seja público, vamos falar sobre como podemos gerenciar nossa privacidade online.

[Entre as perguntas, explique a discussão usando as afirmações abaixo de cada pergunta.]

PERGUNTE / DIGA:

  • Faz sentido ter diferentes configurações de privacidade para diferentes tipos de informação?

    • Você pode considerar diferentes informações como tendo diferentes níveis de privacidade. Você pode querer compartilhar uma foto de seu rosto, uma postagem / compartilhamento / tweet sobre suas crenças políticas ou religiosas ou a história de um vídeo engraçado com públicos diferentes.

  • E quanto às diferentes configurações de privacidade para pessoas diferentes? Por exemplo, seus pais / responsáveis ​​e amigos conseguem ver a mesma coisa em sua (s) conta (s) de mídia social?

    • [Os participantes podem não querer que seus familiares comentem em suas postagens, mas podem querer que seus amigos reajam.]

  • Você voltaria e revisaria tudo em que foi marcado? Por que ou por que não?

    • Você pode querer remover qualquer conteúdo embaraçoso (por exemplo, uma foto de um dia de cabelo ruim, uma postagem sobre você que você não deseja que seja compartilhada).

  • Em certas plataformas de mídia social, como o Facebook, você pode alterar suas configurações para que tenha que aprovar algo antes que apareça em seu perfil. Você acha que é uma boa ideia? Por que ou por que não?

    • Ele permite que você evite que conteúdo embaraçoso seja anexado à sua conta de mídia social. No entanto, isso não impede que a pessoa que publica o conteúdo o compartilhe em sua conta com seus amigos / seguidores / pessoas a quem está conectado.

  • Por que alguém pode querer limitar quem pode procurá-los? Você pode dar um exemplo?

    • Você pode não querer que estranhos / pessoas que você não conhece bem se tornem amigos / sigam / se conectem com você nas redes sociais ou enviem mensagens não solicitadas.

  • Você é amigo de / seguidores de / conectado a seus pais / cuidadores online? Professores? Outros adultos?

  • Isso muda o tipo de conteúdo que você compartilha ou com quem você compartilha conteúdo?

  • Os pais / responsáveis ​​ou professores precisam ser amigos / seguidores / conectados a você para ver seu perfil?

    • [Os participantes devem considerar se suas próprias configurações de privacidade permitem que o público em geral veja seus perfis de mídia social. Ajude-os a pensar sobre outras maneiras pelas quais os pais / responsáveis ​​ou professores podem ver seus perfis.]

  • E quanto às diferentes configurações de privacidade para diferentes plataformas de mídia social? No Twitter, seus tweets são públicos ou privados? Quantas pessoas podem ver suas histórias instantâneas? Quantas pessoas podem acessar seu feed do Instagram? Outras pessoas podem assistir seus vídeos no YouTube? As pessoas podem ver suas fotos no Facebook, além da sua foto de perfil?

    • [Se os participantes não souberem, diga a eles que há configurações de privacidade para isso.]

  • Você tweeta usando seu nome verdadeiro ou um pseudônimo? Porque?

    • [Os participantes podem não querer que o público em geral saiba qual é seu nome verdadeiro. Nessa situação, eles podem querer usar um pseudônimo.]

[Organize os participantes em pares.]

DIZER:

  • Sabemos que as configurações de privacidade podem ser um pouco confusas.

  • Em seus pares, dedique alguns minutos para fazer uma pergunta ou comentário sobre as configurações de privacidade.

[Dê aos participantes 5 minutos para fazerem uma pergunta ou comentário sobre as configurações de privacidade. Peça-lhes que compartilhem com todo o grupo e respondam a cada pergunta proposta. Solicite respostas de outros participantes antes de dar sua resposta.]

[Se houver computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet disponíveis, demonstre como gerenciar as configurações de privacidade online.]

Atribuição

DIZER:

  • Agora que falamos sobre privacidade na mídia social, vamos estender isso desenvolvendo um guia que pode ser usado para ajudar outras pessoas a aprender o que você acabou de aprender.

  • Nos próximos 30 minutos, individualmente, crie um pequeno guia para ajudar outras pessoas:

    1. Pense no público de suas postagens nas redes sociais.

    2. Reflita sobre o que eles desejam compartilhar publicamente e o que podem manter privado e por quê.

    3. Considere por que eles podem querer revisar e / ou editar suas configurações de privacidade de mídia social.

    4. Descubra como eles podem definir diferentes configurações de privacidade para diferentes conteúdos e por que eles podem querer fazer isso.

Este guia pode ter qualquer formato que você desejar. Você pode escrever um guia de texto passo a passo, modelá-lo como um “manual do usuário”, incorporar imagens ou um fluxograma ou qualquer outro método que você acha que ajudaria outras pessoas a aprender essas coisas; Sinta-se à vontade para ser criativo! No guia, certifique-se também de:

  • Mostre aos leitores como revisar e alterar as configurações de privacidade em uma plataforma de mídia social.

  • Responda a uma pergunta sobre as configurações de privacidade que você acredita serem importantes, com base na discussão anterior do grupo.

[Incentive os participantes a selecionar diferentes plataformas para que, coletivamente, mais plataformas sejam cobertas. Dê aos participantes 30 minutos para terminar a tarefa.]