
Os participantes explorarão as qualidades que constituem relacionamentos saudáveis e gentis e a influência dos comportamentos online em ambos os relacionamentos saudáveis e não saudáveis. Nos próprios grupos, os participantes também examinarão as oportunidades e os desafios em torno do ponto de encontro entre as redes sociais e os relacionamentos, bem como aprenderão a defender amigos e conhecidos.
Tempo estimado: | 120 minutos
Dependendo do tempo que você reservou para cada reunião de grupo, sugerimos que você se envolva nos três exercícios finais desta experiência de aprendizagem (“Atividade # 4,” “Tarefa” e “(Opcional) Reflexão de encerramento”) em sua segunda reunião de grupo . |
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 13-18 anos |
Notas: | Do 8º ao 12º ano |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline. |
Áreas: | Área principal: Comportamento Positivo / Respeitoso Áreas adicionais: Digital (Alfabetização), Mídia (Alfabetização), Segurança e Bem-estar |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Relacionamentos saudáveis online
- Flip chart (ou pôsteres)
- Marcador
- [Um por participante] Artigo
- [Pelo menos um por participante] Canetas ou lápis coloridos
- [Pelo menos doze por grupo de 2 participantes para a Atividade # 2 e um por participante para a Atividade # 4] Notas adesivas (alternativamente, cartões e fita adesiva)
Recursos
- Artigo: Adolescentes levando vidas felizes e conectadas online – por KJ Dell’Antonia (The New York Times)
- Artigo: Relacionamentos Saudáveis – por Loveisrespect
- Artigo: Tecnologia e relacionamentos: os prós e os contras – por Marisa Cohen (WebMD)
- Artigo: Características de Relacionamentos Saudáveis e Doentios – por Youth.Gov