Os participantes compreenderão melhor as perspectivas e sentimentos uns dos outros no contexto de pessoas que compartilham informações pessoais online.

Tempo estimado:

55 minutos

  • [25 minutos] Atividade # 1
  • [30 minutos] Atribuição
Atividade em grupo ou individual:Grupo
Idades:11-18 anos
Notas:6ª a 12ª série
Elementos online / offline:Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline.
Áreas:

Área principal: Comportamento Positivo / Respeitoso

Áreas adicionais: Privacidade e reputação, segurança e bem-estar

Licença:Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein.

Materiais

Recursos

Atividade nº 1: Compreendendo e compartilhando os sentimentos dos outros

[Peça aos participantes que formem pares e dê a cada participante uma cópia dos Cenários: Folheto do Participante.]

[Dê aos participantes 15 minutos para ler e discutir os cenários.]

[Ande pela sala e ajude os participantes com instruções adicionais do professor contidas no folheto.]

PERGUNTAR:

  • O que esses cenários têm em comum?

  • Qual foi o mais difícil de falar? O mais fácil? Porque?

  • Como você lidaria com cada um dos cenários se eles acontecessem com você?

  • Como você pode se proteger de outras formas de invasão de privacidade?

[Informe aos participantes que algumas formas de espionagem são realmente ilegais e, em quase todos os casos, a espionagem provavelmente não é ética. Em diferentes tipos de relacionamento, as pessoas desejam compartilhar várias informações sobre si mesmas. Esta variação é razoável e normal.]

Atribuição

DIZER:

  • Agora vamos estender os cenários sobre os quais acabamos de falar.

  • Em sua folha de papel, desenhe duas histórias em quadrinhos separadas [se os participantes não estiverem entusiasmados com a ideia de uma história em quadrinhos, sugira que escrevam um conto], ilustrando:

  1. Um cenário em que você sente que seus limites, ou os de outra pessoa, não foram respeitados e como você gostaria que os outros tivessem reagido.

  2. Um cenário diferente onde você sente que seus limites, ou os de outra pessoa, foram respeitados e como os outros mostraram respeito e bondade.

[Dê aos participantes 30 minutos para terminarem seus quadrinhos.]