Os participantes aprenderão e identificarão maneiras pelas quais vários tipos de mídia podem ser usados para promover a conscientização sobre um problema.
Tempo estimado: | 80 minutos
Dependendo do tempo que você alocou para cada reunião do grupo, sugerimos que você se envolva na parte da “Tarefa” que exige que os participantes desenvolvam seu próprio conteúdo de mídia ou uma ideia para esse conteúdo em sua segunda reunião de grupo. |
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 11-18 anos |
Notas: | 6ª a 12ª série |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa de redação offline. |
Áreas: | Área principal: Engajamento Cívico e Político Áreas adicionais: produção de conteúdo, digital (alfabetização), qualidade da informação, mídia (alfabetização), comportamento positivo / respeitoso |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Aumento de conscientização através das mídias
- [Para educador] Computador com acesso à Internet
- Projetor e tela de projeção
- [Para os participantes] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
Recursos
- Artigo: Digitalmente Conectado: Perspectivas Globais sobre Juventude e Mídia Digital, Repensando a Participação Juvenil e Engajamento Cívico na Era Digital – por Andres Lombana-Bermudez
- Vídeo: HitRECord: Mudando a Agenda – por HitRecord, Pivot e Política Participativa da Juventude
- Vídeo: Amandla Stenberg: Don’t Cash Crop on My Cornrows – pela Hype Hair Magazine
- Vídeo: Rallying Support 1: Press & Social Media with Maureen Johnson – por The Harry Potter Alliance
- Vídeo: Campanha The Storytellers High School – por To Write Love on Her Arms
Atividade nº 1: Usando a mídia para a mudança
DIZER:
A mídia é uma ferramenta incrível para compartilhar ideias com outras pessoas. Para muitos, as plataformas de mídia digital são sua forma favorita de comunicar suas mensagens. Por exemplo, HolaSoyGerman usa o YouTube para compartilhar histórias engraçadas com pessoas ao redor do mundo e Malala Yousafzai usa o Twitter para defender os direitos das mulheres e dos jovens.
Às vezes, jovens defensores usam a mídia digital para abordar problemas específicos. Por exemplo, Amandla Stenberg é uma jovem atriz e ativista que lançou um vídeo em 2015 sobre cultura negra e apropriação cultural para sua aula de história. Ao lançar o vídeo, ela atuou como defensora e aumentou a conscientização sobre um assunto pelo qual é apaixonada. Outras pessoas preferem usar plataformas de mídia analógicas e não digitais, como TV, rádio ou jornais, para falar ao público sobre suas ideias.
[Em uma tela de projeção, mostre um exemplo de vídeo recente alinhado com o contexto local / regional de seus / participantes para ilustrar ainda mais como a mídia pode ser usada para promover a conscientização e defesa em torno de uma causa específica.]
DIZER:
Como defensores da mudança, todos os tipos de mídia podem ser ferramentas poderosas para atingir nossos objetivos. Na atividade a seguir, você explorará essa ideia criando uma mensagem e divulgando-a em vários tipos de mídia para atingir um grande público.
Atribuição
DIZER:
Encontre um exemplo de mídia (por exemplo, um vídeo do YouTube, uma postagem ou conta em uma mídia social, uma foto, um meme visual) que seja inspirador e possa ser uma boa maneira de ajudar a espalhar uma mensagem sobre uma causa pela qual você se preocupa. Você terá 15 minutos para encontrar este conteúdo. Em seguida, cada participante mostrará ao grupo o que encontraram e por que acham que é inspirador.
[Dê aos participantes 15 minutos para encontrar um exemplo de mídia que eles acreditem que divulgue efetivamente uma mensagem sobre uma causa. Depois, reserve 15 minutos e peça a cada participante para descrever brevemente e / ou mostrar a mídia para o grupo e discutir por que eles acham que é inspirador.]
[A segunda parte desta tarefa pode ser concluída durante a convocação atual ou do segundo grupo, dependendo do tempo alocado.]
DIZER:
Agora que encontramos e discutimos um exemplo inspirador e eficaz de mídia para promover uma causa, é hora de você criar seu próprio conteúdo de mídia em torno de um problema que lhe interessa. Nos próximos 20 minutos, pense em uma causa que seja importante para você e escreva sua ideia para um tipo específico de mídia para aumentar a conscientização sobre o assunto. Isso pode incluir:
Uma postagem baseada em texto para comunicar sua causa e por que as pessoas devem agir.
Uma ideia para uma imagem ou gráfico (ou uma imagem / gráfico em si) para comunicar a causa e como outras pessoas podem ajudar a apoiá-la.
Uma ideia para um vídeo para aumentar a conscientização e incentivar ações em torno da causa.
Além dessa ideia, escreva também:
Pelo menos duas maneiras possíveis de divulgar sua mensagem na mídia para aumentar a visibilidade e a conscientização da causa.
[Dê aos participantes 20 minutos para escreverem suas idéias. Depois, peça aos participantes que compartilhem o que escreveram com o grupo maior. Reserve 15 minutos para a discussão.]