Os participantes examinarão o papel da perspectiva ao avaliar as informações vinculadas à sua presença online ou à presença online de outras pessoas. Eles ganharão consciência dos fatores contextuais relevantes (por exemplo, tempo, cultural, social, local / regional / global) que afetam a presença online de uma pessoa. Além disso, os participantes irão considerar as implicações das informações que compartilham online em seus relacionamentos com familiares, amigos e figuras de autoridade (por exemplo, professores, empregadores).
Tempo estimado: | 100 minutos
Dependendo do tempo que você reservou para cada reunião de grupo, sugerimos que você se dedique aos dois exercícios finais desta experiência de aprendizagem (“Atividade # 3” e “Tarefa”) em sua segunda reunião de grupo. |
Atividade em grupo ou individual: | Grupo |
Idades: | 13-18 anos |
Notas: | Do 8º ao 12º ano |
Elementos online / offline: | Esta experiência de aprendizagem contém links para recursos online para ajudar a facilitar uma discussão em grupo e uma tarefa que requer computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet. |
Áreas: | Área principal: Exploração e Formação de Identidade Áreas adicionais: Digital (Alfabetização), Qualidade da Informação, Privacidade e Reputação |
Licença: | Este recurso de aprendizagem é disponibilizado pela Youth and Media no Berkman Klein Center for Internet & Sociedade da Universidade de Harvard sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Você pode fazer uso disso, incluindo copiar e preparar trabalhos derivados, sejam comerciais ou não comerciais, desde que você atribua Youth and Media como a fonte original e compartilhe todos os trabalhos adicionais sob os mesmos termos. Estes e os recursos de aprendizagem adicionais também existem online na plataforma de recursos de aprendizado do Berkman Klein. |
Materiais
- [Para educador] Apostila: Perspectivas diferentes
- Projetor e tela de projeção
- Flip chart (ou pôster)
- Marcador
- [Um por grupo de 3-4 participantes] Apostila: Perfil de redes sociais de Kassra
- [Para os participantes] Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet
- [Um por grupo de 3-4 participantes] Tiras de papel com nomes de pessoas na vida de Kassra
- [Um por grupo de 3-4 participantes para a Atividade # 2 e um por participante para a Tarefa]
- [Um por participante] Canetas ou lápis
- Impressão da Ilusão do Vaso de Rubin
Recursos
- Trecho do capítulo de livro: Envolvendo alunos por meio da mídia social: práticas baseadas em evidências para uso em assuntos estudantis, trecho do capítulo Mídia social e desenvolvimento da identidade do aluno [páginas 95-99; até ”…. em desenvolvimento saudável.”] – por Rey Junco
- Imagem: Figure-ground Illusion – por Wikimedia Commons (carregado por Guam)